O que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia plástica

O que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia plástica

Que a maioria das brasileiras está insatisfeita com o corpo e é extremamente vaidosa, isso todas nós sabemos. Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, o Brasil é o vice-líder no ranking mundial de cirurgias plásticas. 

Por mais popular que esse tipo de cirurgia seja, é preciso ter em mente que ela é um procedimento médico e assim como os demais, também pode trazer riscos à saúde. 

Dessa forma, se você está pensando em fazer algum tipo de procedimento cirúrgico, fique atenta às nossas dicas sobre tudo o que você deve saber antes de enfrentar o bisturi. Vamos lá?

Encontre um bom médico

Não é nada fácil encontrar um médico de confiança, seja para qualquer tipo de enfermidade ou necessidade. Mas, também não é impossível. 

Ao pensar em fazer uma cirurgia plástica, a primeira coisa que você precisa se preocupar é em encontrar um bom especialista. Nessa hora, existem algumas dicas de ouro para encontrar o seu profissional ideal:

  • Avalie a formação do médico. Além da sua graduação, para que o profissional seja especialista em determinada atividade, é preciso que ele passe pelo curso de medicina, depois pela residência em cirurgia geral e por fim pela especialização em cirurgia plástica; 
  • Analise o histórico do médico. Hoje, o acesso à informação está a dois cliques de distância. Todos os dados sobre os profissionais ficam registrados na página do Conselho Regional de Medicina que ele faz parte. Além disso, no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), também tem as principais informações e histórico dos médicos;
  • Conte com indicações de amigos. Com a popularização das cirurgias plásticas, é cada vez mais comum ter amigos, colegas de trabalho e demais pessoas do seu relacionamento, que tenham indicações de médicos especializados em plásticas. Você bem sabe que uma indicação é tudo hoje em dia. 

Faça várias consultas, se necessário

Na sua pesquisa você encontrou mais de um médico que te chamou a atenção? Não tem problema, se você puder, faça várias consultas. 

Não é pecado nenhum consultar várias opiniões de especialistas, antes de decidir por realmente fazer a cirurgia e o mais importante: com quem fazê-la. Você precisa ter confiança no profissional e se sentir segura em seguir com o seu procedimento estético com ele. 

O que é conversado nas consultas? 

Nesse momento, nada de ter vergonha ou esconder informações do profissional que você escolheu para a sua cirurgia plástica. Normalmente essas consultas tem um roteiro comum, com perguntas sobre:

  • Histórico de saúde (doenças, complicações de saúde, alergias que já teve na vida, uso de medicamentos e etc);
  • Hábitos de vida (alimentação, exercícios físicos, vida sexual, etc).

Toda essa conversa é muito importante, para que o médico analise se você pode passar pelo procedimento estético, quais cuidados deve ter e te preparar para a cirurgia da melhor maneira possível. 

Além disso, é por meio dessa consulta mais detalhada, que o especialista vai te encaminhar para os exames necessários, antes de seguir com o agendamento da cirurgia. Geralmente os exames são de sangue, físico, vascular e neurológico. 

Como é o pré-operatório das cirurgias plásticas?

O pré-operatório começa com a análise dos exames solicitados pelo médico. Após isso, é feito todo o planejamento da cirurgia e em quais condições devem ser feitas para que tudo ocorra bem. 

O especialista também vai te informar de tudo que vai acontecer no centro cirúrgico, os riscos e o que será feito em cada situação, para que fique tranquila antes da cirurgia. De maneira geral, as principais indicações são:

  • Suspender o uso do cigarro;
  • Interromper o uso de anticoncepcionais pelo período indicado pelo médico;
  • Trocar medicamentos que alteram a coagulação sanguínea;
  • Não usar remédios que dificultam a cicatrização;
  • Adoção de uma dieta alimentar especial dependendo das condições de saúde da paciente;
  • Procurar ter o peso ideal que terá que manter depois da cirurgia, pois as oscilações na balança podem afetar o resultado da cirurgia. 

É muito importante que siga à risca todas as indicações de seu médico. Só assim você terá o sucesso que espera de sua cirurgia plástica. Lembre-se: o procedimento envolve a sua dedicação e do especialista que está te atendendo. 

E o pós-operatório, como é?

Assim como após toda cirurgia, o pós-operatório é marcado pelo repouso. Isso é necessário para ajudar na cicatrização e também para o seu conforto. Nessa fase, também é preciso seguir cada etapa determinada pelo seu médico, para que tenha os resultados desejados. 

As indicações do pós-operatório dependem muito do tipo de cirurgia realizada, mas normalmente elas são:

  • Uso de medicamentos para dor, cicatrização ou outra necessidade;
  • Acompanhamento nutricional para uma reeducação alimentar;
  • Evitar dirigir;
  • Não se expor a luz solar por alguns dias;
  • Não consumir bebidas alcoólicas;
  • Não fazer atividades físicas;
  • Usar cintas, sutiãs ou macaquinhos pós-cirúrgicos;
  • Se manter hidratada;
  • Fazer massagem ou drenagem linfática;
  • Entre outras.

É importante que em todas as fases você sempre tire todas as dúvidas que tiver com o médico e sua equipe. Nenhuma pergunta é boba e você precisa se sentir totalmente segura para seguir com o procedimento estético. 

Existe época do ano ideal para fazer uma cirurgia plástica?

A melhor época é aquela que você vai ter tempo suficiente para se recuperar da cirurgia com sucesso. Programe suas férias ou folgas, verifique se terá alguém da sua família disponível para ajudar você na recuperação e conte com a indicação do seu médico para isso também. 

Independente do tipo de cirurgia que vai fazer, é importante que mantenha os cuidados necessários para que os resultados sejam duradouros. Procure adotar hábitos mais saudáveis como exercícios físicos de forma regular, alimentação saudável e uso do filtro solar. 

Esperamos ter ajudado você a conhecer o que é preciso saber antes de uma cirurgia plástica. Desejamos que encontre um bom médico e que seu procedimento seja um sucesso. Até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *