Cinta modeladora e a prática de exercícios físicos

Prática de exercícios com cinta modeladora

Permanecer em forma é o sonho de todas as mulheres e isso exige muita dedicação. É preciso adequar a alimentação, fazer exercícios físicos e muitos outros esforços para ficar satisfeita em frente ao espelho. 

Atualmente, vemos várias famosas e blogueiras compartilharem uma nova ferramenta em seus treinos: a cinta modeladora fitness. Elas são usadas no treino com o objetivo de ganhar um corpo mais esguio de maneira ainda mais rápida. 

Mas, será que essa prática realmente funciona? 

Nesse post, vamos te contar tudo sobre o uso da cinta modeladora para malhar, sua eficácia e recomendações de uso. Acompanhe! 

Como a cinta modeladora funciona?

Antes de mais nada, é importante relembrar qual é a principal função da cinta modeladora. O objetivo do acessório é afinar o corpo e esconder aquelas gordurinhas indesejáveis, momentaneamente, ao usar uma roupa mais justa ou para ficar bem naquele jeans maravilhoso. 

Além disso, ela é muito indicada para uso após cirurgias, assim como depois da gestação, pois a cinta ajuda os órgãos a se reorganizar no corpo. Ela também é recomendada para auxiliar na correção da postura e melhorar a circulação sanguínea. 

Para que a cinta seja funcional, é preciso usar o tamanho correto, de acordo com o seu biotipo. Somente assim ela trará os efeitos desejados e não prejudicará seu corpo e saúde. 

A cinta ajuda no emagrecimento?

A cinta modeladora não emagrece. O seu objetivo é trazer uma silhueta mais afinada com o seu uso. Mas, porque é importante você saber disso?

Para que consiga atingir os seus objetivos de emagrecimento e ter o corpo desejado, é preciso aliar a prática de exercícios físicos com uma boa alimentação. Além disso, é importante sempre ter o acompanhamento de médicos e nutricionistas, para que você conquiste a boa forma de maneira saudável. 

A cinta usada por um longo período de tempo, pode te ajudar a reduzir medidas e te trazer mais curvas. Mas, não há nada comprovado em relação ao emagrecimento. 

Posso usar a cinta modeladora no treino?

As famosas e blogueiras têm usado e abusado das cintas modeladoras para treinar e influenciam muito todas as suas seguidoras. O principal objetivo de usar as cintas para treinar é aliar a compressão da cintura para deixar a cintura mais delineada. 

Porém, não existe nenhuma comprovação científica de que usar a lingerie modeladora no treino leva a redução de medidas ou mesmo acelerar o emagrecimento. O que realmente sabemos, é que a cinta traz uma silhueta mais definida de forma momentânea. 

Os médicos indicam o uso da cinta para malhar?

Médicos e educadores físicos na maioria tem uma opinião em comum: que seus pacientes ou alunos não usem a cinta modeladora no treino. Por mais que a lingerie tenha a compressão ideal e seja maleável, ela pode prejudicar os movimentos na academia e prejudicar o corpo. 

A cinta pode prejudicar a respiração, a transpiração pode trazer incômodo ou até lesões devido ao acúmulo do suor e fricção no corpo. Além disso, ela pode prejudicar a coluna, quando aliada a atividade física, pois por ajudar a manter a postura correta, o corpo tende a trabalhar menos a musculatura, o que pode levar a uma atrofia na região. 

Alguns especialistas indicam usar a cinta modeladora apenas em exercícios de repetição, como agachamento e deadlift, pois não afetam tanto o corpo e sua estrutura. Mas, é sempre bom ter o acompanhamento do personal trainer, para fazer os movimentos do exercício corretamente. 

Quais são as cintas que as blogueiras usam nos treinos?

As cintas usadas na academia pelas famosas e suas seguidoras, são aquelas mais maleáveis, que não contém aço em suas barbatanas. Dessa forma, o tecido se torna mais flexível, se adequando mais facilmente aos movimentos do corpo durante o treino. 

Se você optar por usar uma cinta para malhar, escolha as maleáveis e com tecidos que tenham um contato delicado com o corpo, para evitar possíveis incômodos durante o treino. Ao buscar por um modelo em lojas físicas ou virtuais, procure por cinta fitness.

Existem diversos tipos de cintas, com cores e tamanhos diferentes, que se ajustam ao seu corpo e ao seu look de academia. Ah! Existem modelos de cintas fitness para homens também. 

Uma última dica é: ao usar a cinta modeladora, seja ela fitness ou não, siga todas as indicações do fabricante. Ao comprar a cinta, uma empresa responsável sempre vai indicar uma lingerie que seja do seu tamanho. Além disso, para que o produto dure por mais tempo, é preciso seguir todas as recomendações de lavagem, secagem e até de uso. 

Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre o uso de cintas modeladoras e a relação com a prática de exercícios físicos. Se você ainda ficou com dúvidas, procure um médico e obtenha mais informações sobre a eficácia da cinta modeladora aliada ao seu treino. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *